Promover saúde mental e segurança psicológica no ambiente de trabalho
Preservar a saúde mental dos trabalhadores é investir no futuro da empresa. Descubra como criar segurança psicológica no trabalho.
No competitivo mercado de trabalho atual — em que as empresas procuram o melhor talento — o foco na preservação da saúde mental e da segurança psicológica revela-se o segredo para manter níveis de produtividade e satisfação no trabalho elevados, evitando rotatividade e perda de talentos.
Aliás, durante o processo de recrutamento, potenciais trabalhadores procuram sinais de estabilidade e ambientes de trabalho saudáveis. Afinal, uma organização com líderes empáticos, capazes de apoiar e orientar as suas equipas devidamente, terá a segurança psicológica como prioridade.
De acordo com a MIT Sloan Management Review, culturas empresariais tóxicas influenciam as demissões voluntárias 10 vezes mais do que um salário baixo. Pelo contrário, ambientes de trabalho saudáveis, caracterizados por uma segurança psicológica robusta, promovem pensamento crítico, resolução de problemas, proatividade e inovação.
Descubra, então, como assegurar a saúde mental e a segurança psicológica no trabalho e os seus benefícios.
Como garantir a segurança psicológica dos trabalhadores?
Em primeiro lugar, os líderes devem incentivar e valorizar o debate e a reflexão sobre perspetivas diversas, com cordialidade. Solicitar a partilha de opiniões periodicamente e escutá-las ativamente permite cultivar a liberdade de expressão, mostrando aos trabalhadores que podem discordar sem sofrer penalizações.
Além disso, a liderança deve encarar erros com naturalidade e empatia, pois só assim conseguirá motivar os trabalhadores para arriscarem e inovarem. Trabalhadores com receio de comunicar os seus problemas e as suas inseguranças podem até ocultar desempenhos fracos ou falhas em vez de pedir auxílio, prejudicando a empresa a longo prazo.
Líderes que esperam perfeição das equipas tendem ainda a recorrer a microgestão, um hábito tóxico que rouba, certamente, a independência e a autoconfiança dos trabalhadores. Se o seu objetivo consiste em apoiar os trabalhadores, deverá mostrar-se sempre disponível para os auxiliar e permitir que sejam estes a contactá-lo, quando precisarem.
Outra causa frequente de ansiedade no trabalho consiste na falta de clareza relativamente às expectativas. Se a comunicação das diretrizes e dos critérios de cada projeto não for adequada, a segurança psicológica dos trabalhadores fica ameaçada e a sua frustração cresce.
Vantagens do cultivo de um ambiente de trabalho saudável
Um ambiente de trabalho que previne riscos psicossociais, focado na preservação da saúde mental e da segurança psicológica:
- Toma decisões adequadas, com base na partilha aberta de opiniões e ideias;
- Impulsiona o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e, consequentemente, melhora a sua produtividade e a sua capacidade de inovação;
- Mantém a satisfação e a motivação dos trabalhadores, recompensando o seu esforço.
Em suma, os líderes que assumem a proteção do bem-estar, da saúde mental e da segurança psicológica das equipas como sua responsabilidade alcançam melhores resultados, superam desafios mais facilmente e incrementam a retenção de talento. Um ambiente de trabalho saudável e seguro revela-se, sem dúvida, vital para que os trabalhadores alcancem o seu potencial, fomentando o crescimento e o sucesso empresarial.
Thomas Marra