EDIÇÃO 2023
Produção,
Tendências Globais
de RH
Produção,
Tendências
Globais de RH
A transformação digital como estratégia para superar as crises modernas na Indústria
A situação global desencadeada pela COVID-19, o conflito na Ucrânia, o aumento da inflação e a escassez de matérias-primas está a levar a indústria de produção a implementar novas tecnologias.
Em investigações recentes, realizadas no Brasil, China, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido, perguntámos aos gestores de RH, gestores industriais e de produção sobre os desafios e oportunidades da 4ª revolução industrial.
16.4 B$
Valor global da indústria de Produção
das empresas implementaram tecnologias Smart Factory
das empresas relatam dificuldades em encontrar trabalhadores especializados
dos especialistas consideram vital a aprendizagem contínua
A base do desenvolvimento social e económico
Apesar da instabilidade generalizada que afeta todas as economias, a indústria de Produção está a registar um crescimento substancial.
Em 2021, a indústria valia 16,4 biliões de dólares, um aumento de 21% em relação a 2020.
A sua importância económica é evidente na quota de 17% do Produto Interno Bruto global.
Este crescimento é saudado pelos especialistas, que estão em geral optimistas quanto ao desenvolvimento da indústria e destacam duas novas tendências globais: automatização e sustentabilidade.
biliões $
16.4
Valor global da indústria
de Produção
A 4ª revolução industrial chegou
As empresas têm acesso a uma vasta gama de tecnologias para automatizar tarefas. Os nossos resultados mostram que 84% das empresas já implementaram algumas soluções digitais. As mais comuns são o cloud computing e a integração digital, seguidas por big data analytics e ciber-segurança.
Esta tendência deverá continuar, e prevê-se que o mercado mundial da automatização industrial cresça rapidamente, atingindo 265 mil milhões de dólares em 2025.
22% dos inquiridos indicaram que iriam definitivamente implementar tecnologias digitais nos próximos cinco anos, e 63% disseram que provavelmente o fariam.
Os especialistas acreditam que as novas tecnologias irão aumentar a produtividade e a eficiência, mas também irão levantar algumas dificuldades, tais como a falta de competências dos operadores.
Diferentes funções, e um afastamento do trabalho físico
A escassez de mão-de-obra é um dos principais desafios enfrentados pela indústria de Produção. De acordo com o estudo, 66% das empresas têm dificuldade em encontrar trabalhadores especializados.
Por um lado, a escassez pode ser atribuída ao facto de menos pessoas quererem uma carreira blue collar e, por outro, às dificuldades em encontrar trabalhadores com as competências necessárias.
36% dos entrevistados acreditam que o problema reside na crença desatualizada de que a Produção envolve muito trabalho manual ou pouco qualificado.
No entanto, 85% dos especialistas acreditam que a procura por perfis específicos está a mudar. As empresas precisarão cada vez mais de Analistas e Cientistas de Dados, enquanto os operários de fábrica estarão cada vez mais concentrados na instalação de maquinaria e na monitorização da qualidade da produção.
66%
das empresas relatam dificuldades
em encontrar trabalhadores especializados
das empresas relatam dificuldades em encontrar trabalhadores especializados
Combater a falta de mão-de-obra e requalificar os seus trabalhadores
A formação é crucial para desenvolver as competências dos atuais trabalhadores, atrair novos trabalhadores e superar a escassez de mão-de-obra. De acordo com a pesquisa, 76% dos especialistas consideram a aprendizagem contínua fundamental para assegurar a empregabilidade ao longo da vida.
42% dos inquiridos consideram a formação dos trabalhadores a melhor solução para o défice de competências, porque combina a experiência de trabalho já adquirida com novas competências.
As empresas de produção oferecem agora programas de formação sobre soft skills, como a gestão de relações interpessoais, e hard skills, tais como operar novas máquinas.
Especificamente, 87% das empresas contactadas já estão a planear formação sobre ferramentas digitais.
dos especialistas consideram vital
a aprendizagem contínua
dos especialistas consideram vital a aprendizagem contínua
GI GROUP HOLDING S.P.A
Headquarter: Piazza IV Novembre, 5 – 20124 Milano
Share Capital € 102.768,00. – R.E.A. # MI – 1539598 – Affiliate to Milan Chamber of Commerce
Fiscal ID # 12227100158 – VAT group “GI GROUP HOLDING” ,
VAT # 11412450964
Copyright 2022 Gi Group Holding. Todos os direitos reservados.